Assessoria contábil: onde sua empresa encontra-se?

Toda empresa quer chegar a um estágio de empresa inteligente. Hoje em dia, com toda tecnologia à disposição e vivendo a era pós-digital, onde as inovações tecnologias deixaram de ser esporádicas e passaram a ser tão cotidianas que nem percebemos mais os processos de transição e mudanças, muitas empresas acham que a inteligência está justamente em ter acesso a essas tecnologias.

Mas, na verdade, a inteligência da empresa passa por alguns estágios, quatro para ser mais específico.

Esse artigo serve como uma espécie de assessoria contábil, para que você organize a sua empresa de acordo com o poderio estratégico e os avanços tecnológicos colocados a disposição.

Primeiro

Por mais que estejamos falando de influência tecnológica atual nas empresas e da era pós-digital, uma coisa que é muito importante para a assessoria contábil é a praticidade e a plataforma mais utilizada nas empresas é justamente o tradicional Excel. Com ele você consegue organizar de forma didática e de rápidas alterações todas as informações para a construção estratégica da sua empresa.

Segundo

Um banco de dados organizado por departamentos é o segundo estágio importante para todas as empresas, pois é ali que as estratégias vão se encorpando e sendo difundido de setor a setor com ações específicos para que a empresa comece conversando entre si e, após isso, parta para uma diretriz de comunicação com o seus clientes. Além disso, esse sistema possui um espaço maior uma confiabilidade de segurança interna muito melhor para o trabalho com a assessoria contábil.

Terceiro

Se no primeiro estágio, o tradicional Excel entra e no segundo existe uma integração dos departamentos num banco de dados específicos, o terceiro estágio é onde a assessoria contábil entra com a mão na massa, analisando, primeiramente em conjunto com cada departamento, para fazer uma leitura individual e ampla das estratégias da sua empresa.

Essas analises potencializarão o excesso de informação, utilizando as principais para que venha gerar resultados à sua empresa.

Por fim, cabe a assessoria contábil reunir tudo para fazer uma “prova dos nove” antes de instituir a estratégia na prática.

Quaro

A visão 360º é o grande supra sumo de todo o projeto para que a assessoria contábil faça com que a sua empresa torne-se um modelo de negócio inteligente, que faz valer o poderio da tecnologia na prática.

Com isso, a empresa vai ter conhecimento de todo o universo acerca do seu negócio: o produto em mãos, o perfil do cliente em potencial, bem como os seus desejos e necessidades, a forma com que a sua concorrência tem trabalhado, com as principais ameaças e os pontos de convergência. Ou seja, a visão 360º que uma empresa inteligente precisa possuir por meio da assessoria contábil é o pleno conhecimento do mercado em que ela atua.

Embora muito importante, a inteligência artificial da tecnologia é apenas um braço para o desempenho estratégico. Ela, por si só, não consegue gerar resultados. Agora, com uma boa assessoria contábil por trás sabendo usar é mais do que meio caminho andado para o sucesso.

Resumo:

Bem, acho que você já entendeu a importância da assessoria contábil para que a sua empresa seja inteligente. Então, ao priorizá-la cabe a você colocá-la à frente da escolha dos sistemas de informação que vão auxiliá-las. São eles:

  • Big Data
  • Voice Bots
  • Telemetria
  • Realidade aumentada
  • Internet das Coisas
  • Inteligência Artificial

Obs: Cada mercado engloba-se melhor com um determinado sistema de informação, justamente por isso é importante que a assessoria contábil esteja na frente dessa decisão.