O que é uma Startup e como criar?

Ter uma ideia inovadora e que resolva a dor e os problemas de outras pessoas é a base para a criação de uma Startup. Essa tem sido a palavra do momento e trata-se de uma modelo de negócios de rápido crescimento e pode oferecer um produto ou serviço.

Para abrir uma empresa deste segmento, saiba que no caminho pode haver alguns problemas, seja financeiro ou administrativo no geral, mas não se desespere. O que você precisa saber é que será necessário muito trabalho e dedicação para que sua Startup alcance novos patamares. Existem sim, algumas empresas que alcançaram sucesso com certa rapidez, porém foi preciso muita pesquisa e planejamento.

Como inicio?
Faça uma planejamento de quanto será preciso investir para iniciar seu negócio, mas saiba que hoje em dia o valor para iniciar um Startup tem caído progressivamente. Ou seja, com um bom planejamento, é possível gastar menos que o esperado e colher bons resultados.

O segundo passo é buscar conhecimento em empreendedorismo, marketing, gestão e vendas, pois cada um desses itens irá te ajudar em um aspecto diferente da sua empresa.

Você está preparado para ser um empreendedor?
Não pense que ao se tornar um empreendedor, você, automaticamente, trabalhará menos, muito pelo contrário. Quando você se torna dono do seu próprio negócio, passa a trabalhar muito mais, pois só depende de si mesmo.

A diferença mais visíviel entre empreender e ter um emprego formal é que você não terá a segurança de uma salário fixo. Outro ponto é que sua dedicação deverá ser praticamente exclusiva ao negócio se quiser ter resultados, afinal, nem sempre o retorno do investimento é rápido.

Marketing e Vendas
Invista em Marketing, pois mesmo que sua ideia seja brilhante, ela não se venderá sozinha. Mesmo que você consiga que ela viralize, saiba que será por pouco tempo e não terá bases sólidas para manter-se assim.

Contrate ferramentas para te ajudar com isso e se possível tenha uma profissional voltado só pra isso. Caso não seja possível, procure as informações necessárias e o que você pode fazer neste quesito. O Marketing vai te ajudar a atrair mais clientes.

Defina seu público

Outro ponto importante é o seu público-alvo. Faça um levantamento de idade, sexo, profissão e o que mais conseguir filtrar. Através desse estudo, você conseguirá guiar o seu negócio de maneira mais eficaz e mirar no publico que quer atingir. Com isso, poderá também, conseguir feedback através de pesquisa de satisfação e a partir daí ter a base necessária para saber se seu produto/serviço será bem aceito de maneira geral.