Modelo de Negócios: como começar seu negócio com o pé direito

Usar o Modelo de Negócios para iniciar algum projeto pode ser uma boa pedida para os novos empreendedores. Mas o que é isso?

O Modelo de Negócios é um instrumento que ajuda o empreendedor a começar bem o seu negócio. O objetivo é descrever todos os passos e elementos do seu empreendimento e usá-lo como uma espécie de cartilha. Nele deve conter: segmento, público-alvo, canais de distribuição, proposta de valor, relacionamento com clientes, recursos, parcerias e custos.

O ideal é que ele siga o modelo de blocos, dessa forma, fica mais fácil visualizar todas as funções e isso ajuda o empreendedor na hora de avaliar todas as possibilidades a serem seguidas. O maior benefício do Modelo de Negócios é a praticidade na hora de entender todos os processos. Com papel e caneta já é possível iniciar um rascunho do que deseja colocar em prática.

Mas para que funcione bem, o empreendedor precisa entender que todos os blocos desenvolvem-se entre si e estão interligados, ou seja, um depende do outro para funcionar harmonicamente.

Como fazer?
Vamos dar alguns passos que vão te auxiliar nisto:
– Ideia
Defina sua ideia de negócio e a coloque em um quadro para que o modelo se inicie a partir dela.
– Use post-its
Não coloque as ideias diretamente no quadro, pois não poderá fazer ajustes. O ideal é utilizar post-its.
– Não tenha medo de errar
Erros irão acontecer em qualquer momento do projeto. Tenha em mente que você não deve desistir se isso ocorrer.

– Não há problema se algum ponto ficar em branco
O empreendedor pode ter o tempo que quiser para preencher todos os blocos ou fazer alterações.

– Reflexões
Lembre-se que seu modelo de negócios serve com um ponto de reflexão, ou seja, constantemente você deve avaliar e pensar em mudanças caso algo não esteja funcionando.

– Teste
Use o quadro para registrar ideias e possivelmente aperfeiçoá-las. Mas antes de colocá-las em prática, lembre-se de fazer testes.

Alcançar o sucesso será mais fácil se você souber utilizar todas as ferramentas disponíveis a seu favor. O Modelo de Negócios é uma delas.