Não entreguei minha declaração de MEI. O que fazer?

No último dia 31 de maio, sexta-feira, encerrou-se o prazo para a entrega da Declaração para os Microempreendedores Individuais. Algumas pessoas perderam o prazo ou até mesmo entregaram com algum erro no preenchimento. Mas se caso isso tenha acontecido com você, não se desespere.

Lembrando que trata-se de um item obrigatório em nossa legislação e sempre se refere aos rendimentos do ano anterior. Neste artigo vamos lhe auxiliar sobre o que fazer.

Para começar, como se faz esta declaração?

Preencher esta declaração não é algo complexo, na verdade é mais fácil do que se pode imaginar. Mas para facilitar ainda mais, o ideal é que você mantenha suas finanças organizadas. Faça relatórios mensais de seus rendimentos para que emitir sua declaração você não tenha problemas futuramente.

É muito simples: basta acessar o site DASN-SIMEI junto ao portal da Receita Federal e informar seus rendimentos através do seu CNPJ.

Não entreguei minha declaração dentro do prazo. O que faço?

Se você perdeu o prazo para entrega, saiba que isso pode ser corrigido muito facilmente. Através do Portal do Empreendedor, dentro do site da Receita Federal, você tem a oportunidade de entregar a declaração mesmo fora do prazo. Porém, isso vai gerar uma multa que pode ser de até R$ 50,00 ou de 2% ao mês em cima valor total dos tributos declarados.

Entreguei no prazo, porém com erros. E agora?

Você se esforçou, correu e entregou dentro do prazo. Ufa! Mas depois acabou percebendo que algumas informações estavam erradas? Calma! Há solução!
Existe a possibilidade de retificar a declaração através do Portal do Empreendedor. Com os seus dados você acessa o Portal do Empreendedor e corrige as informações sem nenhuma cobrança extra, porém isso pode ser feito até no máximo cinco anos passados.

Muitos empreendedores tem dúvidas se devem ou não se formalizar, pois acreditam que a burocracia é muito grande. Porém, podemos afirmar que vale a pena, pois os benefícios são muitos. Mas saiba que quanto mais informações você tiver, mais chances de obter sucesso você tem. O primeiro passo para o sucesso é a contratação de uma empresa de contabilidade que vai te auxiliar com as questões fiscais, contábeis e trabalhistas, no caso de possuir algum funcionário.