A diferença entre planejamento estratégico e planejamento financeiro

Entenda o motivo da importância entre conhecer a diferença entre planejamento financeiro e estratégico no momento de captação de novos clientes

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

Os dois lados da moeda

Quando falamos em planejamento financeiro, falamos do lado da moeda onde o assunto é a própria moeda. O que está em voga neste tipo de planejamento é pura e simplesmente as questões do aspecto financeiro, como balanços e levantamentos. A grande questão é que esse tipo de serviço pode ser ampliado, surgindo assim o processo de planejamento estratégico que, como o nome diz, estrategicamente, faz uma análise mais ampla das ações a serem tomadas pela empresa, de acordo com os números fornecidos pela contabilidade, abrindo ainda mais o leque da sua empresa.

Os serviços de planejamento financeiro faz parte do planejamento estratégico, o que não acontece ao contrário.

Conceito

Enquanto o orçamento do plano estratégico foca em adaptar seus recursos de forma funcional, os planos financeiros pensam só em lucro monetário, se esquecendo da relação custo-benefício.

No planejamento estratégico, o planejamento financeiro é um dos fatores a ser levado em consideração, mas não é fator preponderante.

O planejamento estratégico utiliza-se dos materiais fornecidos pela empresa de contabilidade por trás do projeto, mas também utiliza-se de imagens que vão além do papo meramente financeiro.

São essas as diferenças mais claras entre o planejamento financeiro e econômico, a estratégia a longo prazo e a forma como lidar com a implementação práticas dessas ideias.

Planejamento de orçamento
Muitos caem no erro de confundir o planejamento de orçamento com o planejamento financeiro, achando que quando estamos a fim de montar apenas uma plataforma financeira para os nossos projetos,  queremos apenas um orçamento a curto prazo. Mas, na verdade, quando falamos de planejamento financeiro, temos que entender que ele passa por ações que estão separadas por um processo de início meio e fim, como todo bom planejamento, e que visa colocar em prática alguma finalidade estratégica, nesse caso, colocar o projeto, seja público ou privado, no eixo econômico, e não apenas orçar algo dentro de uma determinada periodicidade.