Saiba porque o benefício de alimentação é importante para os seus funcionários

Entre os fatores de influência dos benefícios de alimentação estão as vantagens fiscais, melhoria na produtividade e aumento na capacidade da equipe

A Lei em combate a fome e desnutrição foi promulgada em 1976 pelo Governo Federal e tem como ideia a contribuição das empresas privadas aos seus colaboradores no que diz respeito aos benefícios de alimentação. Em contrapartida, as empresas têm incentivos fiscais a fim de que elas contribuam com os seus funcionários que, no mínimo, tenham renda de até cinco salários-mínimos.

Precisamos entender que muito embora o ideal seja o funcionário trabalhar focado no ideal da empresa, ele chegou até lá através de um ideal pessoal que passa por basicamente em colocar a comida diária na mesa da sua casa, então, garantir isso por meio dos benefícios de alimentação já fará com que a empresa ganhe o funcionário para si, diminuindo a sua preocupação ao resguardar na esfera da alimentação.

Vamos ver, então, alguns pontos para que você venha entender o motivo da importância dos benefícios de alimentação para a empresa.

Questões fiscais

A empresa que contribui com o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) terá o valor investido podendo ser deduzido no Imposto de Renda, além da isenção do valor investido em benefícios de alimentação no Programa de Previdência Social.

Evita riscos

Para se ter uma ideia da importância dos benefícios da alimentação, é que com a crise financeira mais da metade dos trabalhadores do nosso país cortaram suas idas nos almoços fora de casa, o que é muito negativo numa perspectiva de saúde e motivação da empresa.

Muito desses trabalhadores passaram a substituir suas ida aos restaurantes por lanches que nada beneficiam sua saúde. Já outros fazem a sua marmita, utilizando de um tempo que possivelmente não têm, principalmente aqueles que trabalham e estuda ou moram longe de onde trabalho. O que pode acarretar em desmotivação, já que o funcionário, para preparar o seu alimento, pode utilizar o seu tempo de sono e descanso, por exemplo.

Relacionamentos

Nesse sentido, o benefício da alimentação dos funcionários não se encontra propriamente em encher a barriga, mas, sim, no valor pessoal. De duas, uma, ou a empresa que fornece os benefícios de alimentação possui internamente um refeitório ou têm restaurantes em suas proximidades. Em todos os casos, os funcionários que têm horário de almoço próximos entre si poderão criar um hábito de proximidade através de fazerem suas refeições juntos.

Simplório

Os benefícios de alimentação são simples de se colocar em prática. Vales-alimentação e refeição já transitam no mercado brasileiro há anos e são de oferecimento simples e integração à empresa mais simplórios ainda.