Reforma trabalhista: será que você entendeu mesmo?

A reforma trabalhista completará um ano em vigor no Brasil em novembro, se o seu departamento pessoal ainda não entendeu deixe-o a par

Regularização de jornadas de trabalho 12×36, além da regulamentação da jornada de trabalho intermitente, do serviço home office e maior flexibilização de negociações entre empresas e funcionários, e vice-versa, a reforma trabalhista foi vigorada em novembro de 2017 no Brasil e em menos de um ano no nosso país, a Lei 13.467 já deu muito o que falar e tem gerado, desde então, discussões tanto na classe empresarial, quanto entre trabalhadores. Nesses casos, cabe ao departamento pessoal aparar as arestas e trazer os funcionários para dentro da filosofia da empresa.

Muitas das regularizações e até mesmo das regulamentações à margem da legislação que foram instituídas na reforma trabalhista não são novidades para ninguém. A contratação por demanda de trabalho e o home office, por exemplo, já é muito visto através de profissionais informais. A grande mudança é que isso fazendo parte de um regime de trabalho, as coisas se tornam oficiais e a forma de trabalhar da empresa muda e, com isso, o departamento pessoal ganha a sua extrema importância e tende a entrar em ação.

Para que você venha instruir melhor o seu departamento pessoal, acompanhe este artigo e deixe-o a par da reforma trabalhista e os fatores que essa reforma tem afetado ou afetará a sua empresa.

Desafios 

A reforma trabalhista interferiu diretamente o relacionamento entre patrões e funcionários, que tendem a discordar muito sobre as mudanças atribuídas pela legislação. Por isso, o departamento pessoal precisa estar a par para estar bem no meio dessa faixa da gaza e construir um meio termo na negociação entre a empresa e quem nela trabalha, já que a reforma trabalhista interfere diretamente na gestão pessoal da empresa, mas constrói um processo mais profissional, por sua vez.

O departamento pessoal precisará adequar a sua empresa dentro do processo da reforma trabalhista.

Material humano

Pense em um restaurante que tem o seu fluxo maior de clientes no final de semana, com garçons e demais funcionários ociosos durante os dias de semana. Nesses casos, convém ao empresário pagar o contingente de funcionários de acordo com os dias de maior fluxo, o que significa a jornada intermitente.

Mas isso para os funcionários soa como ultraje, pois parece uma ameaça aos empregos, mas aqueles que enxergam como aproveitamento de tempo pode se dar muito bem, pois terá um trabalho dentro de um fluxo efetivo de serviço, com possibilidade de agregar outros serviços no horário livre e aumentar a sua renda. Dentro desse panorama, então, a empresa precisa se demostrar atrativa, ver equipe como investimento e valorizá-la. E essa valorização passa totalmente pelo departamento pessoal, gerindo as condições de trabalho dos funcionários e a sua valorização em todos os aspectos, inclusive o financeiro.

Perfis profissionais

Algumas mudanças na reforma trabalhista também permite você explorar o melhor dos seus funcionários. O exemplo disso é a regularização do home office (ou escritório em casa, no português), que permite que dentro das possibilidades da empresa, seus funcionários produza o seu trabalho da sua residência, mas dentro de prazos e condições que precisam ser bem definidas pelo departamento pessoal.

Pense no exemplo de um funcionário que se enquadraria muito bem dentro das necessidades da sua empresa, mas que mora em outra cidade ou estado. Para que você conte com os serviços dele, pode adequar a sua jornada de trabalho dentro de uma prestação de contas pré estabelecidas, com ele as cumprindo home office.

O empresário precisará adequar a sua empresa dentro desses padrões e terá de contar sempre com o departamento pessoal para isso.