Passo a passo da inspiração: acompanhe e aplique em sua empresa

Recupere ou mantenha o foco e a motivação dos funcionários da sua empresa

Títulos como os desse texto tendem a ser muito chamativos, pois vendem o sucesso como bula de remédio ou receita de bolo, porém, toda “estratégia mirabolante” precisa vir junto a muito trabalho e esforço e este só adquirido com inspiração. O que pode também ser chamado de motivação. Mas quando a motivação de um integrante da equipe é apenas algo que remete a ele mesmo, o trabalho deixa de ser coletivo e volta-se para o individual. Por isso, a empresa como um todo por meio do seu ambiente de trabalho precisa ser um fator de motivação e inspiração.

Sem inspiração, não adianta a melhor gestão empresarial e estratégia de gerenciamento efetivo da sua empresa. Produtividade só se conquista com motivação, pois você precisa entender que toda equipe é constituída por pessoas e na sua empresa não é diferente.
Sempre que possível, gestor, olhe para os funcionários da sua empresa e busque o conhecê-lo melhor para que você venha ter um relacionamento pessoal com a sua equipe. O bem-estar do indivíduo é o benefício de um todo, quando falamos sobre gestão empresarial.
Nesse artigo, você vai conferir então a receita de sucesso para qualquer receita de sucesso, a inspiração da equipe da sua empresa.

1. Filosofia

Você deve saber o motivo da existência da sua empresa, mas e a sua equipe? O motivo da existência da sua empresa advém de uma história, propósito ou foco e isso tudo inspira ao gerar empatia. Faça com que suas filosofias se confundam com a filosofia deles para que eles venham estar motivados pela proposta da empresa.

A sua equipe precisa sonhar junto contigo os sonhos da empresa para que eles, sonhados de forma conjunta, se tornem realidade.

2. Valor

A sua equipe tem valor, por isso faz parte do time que compõe a sua empresa. Deixe sempre isso muito claro a eles. O projeto é profissional, mas pode ter emocional envolvido, quando eles entendem que fazem parte do projeto.

Seja um líder justo no pagamento, incentivo-os com bonificações e cumprimento de metas e mantenha o entusiasmo da sua equipe no ambiente de trabalho. Gere uma inspiração para que o entusiasmo seja coletivo e gere frutos para a equipe como um todo, seja para o gestor quanto para os funcionários que poderão contar com um dinheiro extra ou uma premiação vantajosa para si. Saiba que individual trabalha para o coletivo e cada funcionário precisa estar motivado para que toda equipe venha a se manter inspirada.

Caso, por algum motivo, algum funcionário esteja insatisfeito, procure entender e resolver os motivos para que o grupo não venha a se perder por uma determinada figura.

Feedbacks também são importantes, para que os seus funcionários venham a construir a filosofia contínua da empresa contigo.

3. Atenção ao ser humano

A sua empresa é importante, sim. E o principal motivo da sua empresa ser importante é o fato de que você é extremamente importante. Pessoas são mais importantes, pois são pessoas e consequentemente fazem o mecanismo empresarial gerar, e não o contrário.

Logo, ao estimular e incentivar o funcionário não os faça a fim de barganhar, mas torne a reciprocidade um processo natural em sua empresa. O ambiente empresarial precisa ser agradável e isso ocorre automaticamente com um bom relacionamento pessoal.

Seja um parceiro no trabalho, claro que sempre dosando o profissional do pessoal, mas seja u bom gestor de pessoas nesse processo.

4. Crie desafios

O ambiente de trabalho é bom, os funcionários estão satisfeitos com suas condições de trabalho, todos tem a oportunidade de crescer e etc., isso pode gerar falta de motivação dentro da empresa. Essa é a hora de criar desafios para motivar sua equipe e sair da Zona de Conforto.

De toda forma, a inspiração é um combustível fundamental para que sua empresa trace uma rota de sucesso. Mostramos algumas dicas de como motivar sua equipe e aumentar o seu entusiamo, mas existem outras. Por mais que uma empresa ande bem, ela nunca deve se acomodar e fazer com que seus funcionários percam o gás.