Contabilidade e empreendedorismo: a importância de um para com o outro

Muito mais do que boas ideias, saiba porque a contabilidade é tão importante na gestão da sua empresa

O início de uma empresa pede de forma eficaz a parceria com um escritório de contabilidade, pois por meio dos seus serviços de planejamento pode auxiliar a gestão da empresa com ferramentas estratégicas que dispensarão dos empresários maiores informações nas questões monetárias.

Contudo, uma grande dúvida no cenário empresarial está em…

O que faz um escritório contábil?

De acordo com o Serviço de Apoia a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os serviços de contabilidade têm a sua credibilidade bastante reconhecida no meio empresarial, já que é o segundo mais procurado pelos empreendedores. Justamente por isso é muito importante que o escritório de contabilidade tenha um atendimento preparado e totalmente eficaz. Contato próximo e profissional é o que as empresas tê desejado na escolha pelo escritório de contabilidade que a represente.

O escritório de contabilidade e a sua parceria gera uma grande relevância no projeto empresarial, até porque através de pesquisas pelo próprio Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas as empresas tendem de pequeno e médio porte tendem a fechar nos seus primeiros dois anos, por isso mesmo o planejamento estratégico numa empresa precisa driblar essa realidade, definindo o posicionamento da empresa, seu capital de giro e por meio dos seus processos financeiros gerando uma captação de clientes qualificado em tiros certos em estratégias de comunicação efetivas.

Aonde entra o escritório de contabilidade, então? Sua fonte de informação e estudo técnico em meio a cálculos, planejamentos e conhecimento jurídico e de potencialização lucrativa do negócio, pode mudar a empresa de patamar e fazendo com que a realidade ela sempre seja de crescimento e não vivendo no limite da fuga contra falência, como a realidade da pesquisa do SEBRAE.

Inclusive, o escritório de contabilidade pode auxiliar o processo de gestão jurídico da empresa, formalizando documentações municipais no trâmite jurídico com instituições como Junta Com erical, Receita Federal e até mesmo a prefeitura da cidade.

A importância do escritório de contabilidade muitas vezes são ignoradas por alguns empresários, principalmente os de pequeno porte, devido a limitação dos seus recursos, mas se esquecem que esse investimento nunca será um gasto, mas sim potencializar uma nova realidade em seu negocio. Não como uma vara de condão, mas desenvolvendo um processo estratégico que com muito trabalho poderá subverter suas atuações em lucros.

Impostos e Tributos

Um grande problema dos empreendedores estão com o governo. Nesse caso, não tem pra onde correr, pois há um controle de imposto definido e para que a empresa seja aberta e faça o seu trabalho dentro da legalidade, precisa atender. Atualmente, o valor a ser entregue para o fisco é de 30% do lucro do seu negócio. Como o empresário não tem para onde correr, ele pode pelo menos tentar prever dentro de uma agenda financeira essa questão tributária.

Você pode prever isso dentro de um processo de assessoria de contabilidade que lhe dará um suporte em via dupla. Da mesma forma que ele auxiliará você fazer essa agenda financeira e não correr muitos riscos com a Receita Federa, você terá nessa perspectiva também o seu controle com os seus funcionários por meio do recolhimento de INSS e FGTS deles.

Questões de Lucros

A margem de lucro precisa estar definida desde o início do projeto, para isso o escritório de contabilidade precisa escrever um planejamento bem definido e mais próximo da realidade, em meio a sua margem de estudo. Nesses casos, assim como a filosofia e os valores da empresa, a margem de lucro precisa ser trabalhada dentro de cada setor.
Quando se há uma definição prognóstica até mesmo a relação entre sociedade e investidores é melhorada, isso porque um estudo específico deixa as claras a gestão de lucro. Por isso, o serviço de contabilidade dão uma segurança maior ao trabalho da empresa, gerando uma creibilidade e uma organização técnica nas questões monetárias. Assim, toda as dificuldades e tempo perdido com as questões de contabilidade vai para o setor técnico específico, o escritório de contabilidade e saindo assim da mão dos gestores que vão desprender seus esforços nas questões internas de produção e desenvolvimento de serviço da empresa.