Como entender que a sua empresa está crescendo

Saiba por onde a sua empresa tem andado e que ponto de perspectiva pode ser fundamental para mudança de patamar dela, além da importância contábil nessa gestão

Dizem que depois de toda tempestade, existe a bonança. Mas, afinal, o que é a bonança em questão? É relativo para cada individuo. Mas quando não tratamos de um indivíduo físico, e, sim, de uma pessoa jurídica, a bonança vem através dos pontos de crescimento, a virada da empresa de um determinado patamar para outro. Esse retorno é gradativo e é notável aos poucos, quando construímos a linha cronológica da empresa. Mas, mesmo assim, ele não deixa de ser extremamente importante, principalmente quando é acompanhado passo a passo.
Para que você, empresário, identifique quais e como são os pontos de virada da sua empresa na jornada de empreendimento, esse artigo vai te ajudar a fazer um exercício integral de valorização de cada etapa da escala ao sucesso e a sua valorização.

Olhando para dentro

Nando Reis canta uma música, uma das mais importantes do seu repertório, por sinal, que chama-se “Por onde andei”. Pegando carona nos questionamentos feitos pelo próprio autor da música na canção, adaptamos esses questionamentos para a realidade empresarial e fazemos uma análise dela.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, é como se dá a construção da música que, como podemos ver, foca em num questionamento pessoa dos caminhos tomados pelo próprio indivíduo que próprio se questiona.

Para que toda empresa venha entender o patamar e os pontos de transição deste patamar, é fundamental que haja reconhecimento de falhas, como o próprio cantor pede perdão e reconhece que se perdeu em coisas óbvias até para uma criança. Quando constrói um olhar crítico, principalmente para si próprio, há um modelo de construção muito saudável que coloca o líder na verdadeira condição de liderança na empresa, e não de chefia, com uma qualidade maior de feedbacks, aprendidos e relacionada com uma obra da música popular brasileira.

O tal do ponto de virada

Para o empresário que vive, de forma intensa, o dia a dia da empresa, talvez seja difícil detecta exatamente o ponto de virada da empresa, onde ela vai dar os primeiros passos para o crescimento de patamar e algumas mudanças práticas. Entretanto, esse ponto de transição só depende de você, por mais incrível que pareça. Somando-se aos processos empresariais do se negócio um controle, você pode ter passo a passo as ações, desde início de onde, para onde e como você deseja chegar nesses pontos de transição. Isso tudo, com a sua equipe comprando a ideia e a realidade do caminho da mudança dos patamares.

Nesse momento entra algo muito importante no processo, a contabilidade. Que torna-se muito importante estrategicamente na revisão de demandas, bem como no desempenho da equipe e da empresa, para, em seus demonstrativos, deixar claro se é, ou não, o momento de trocar a chavinha e partir par uma nova realidade, qual a realidade e como se portar para não retroceder.

A contabilidade é importante

Muito às escuras nas empresas, a contabilidade mostra muito a sua importância nesse ponto de transição e crescimento da sua empresa. Muitos acham que ela sobrevive apenas mediante aos fatores legais, na apresentação de balanços e levantamentos financeiros, porém, a sua importância pode ir além, com toda a questão organizacional e estratégica para que esse ponto de transição de patamar da sua empresa venha ser vivido e desfrutado por você a sua equipe passo a passo, sem atropelar etapas e comprometer o processo natural de todo empreendimento.