Pós-venda: a garantia da fidelização do cliente

Saiba como fidelizar os clientes da sua empresa com uma boa gestão pós-venda e garanta que eles te ajudem em dias difíceis

Quando a maré não está pra peixe é bom que você faça um bom pescado com o que já tem. No mundo empresarial, isso significa fidelizar os seus clientes. Enquanto novos clientes para a sua empresa está difícil de se chover na hora, vender mais e mais produtos para os seus clientes fiéis é fruto de um pós-venda qualificado e bem planejado por parte da sua empresa.

Claro que, em época de recessão, o poderio de compra dos clientes diminui bastante. Cabe, então, a empresa aumentar o seu poder de negociação e fazer com que o seu cliente fiel garanta o ticket médio da empresa e mantenha a sua empresa no azul, num momento de explosão de empresas no vermelho.

Os números não mentem

Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, criador do Net Promoter Score – por sinal, a Net Promoter Score é um índice que mede a lealdade do cliente.

Por meio da fidelização, os seus clientes fieis passam a ser promotores da sua empresa em tempos sombrios de negociação, pois manterão a sua fluência e ainda promoverão a sua empresa a amigos e pessoas conhecidas. Ter clientes promotores é a representação de que a sua empresa está no caminho certo, pois pesquisas afirmam que empresas com clientes promotores estão em 80% do caminho certo para a excelência em seu atendimento.

O que fazer para fidelizar o seu cliente, então?

A palavra de guerra para a fidelização é pós-venda. A grande diferença da pós-venda para a venda normal, é justamente o fator fidelização. Uma boa gestão pós-venda poderá construir um elo de relacionamento do cliente com a empresa por empatia, gerando vendas futuras de outros produtos ou serviços determinados.

O ciclo de vendas de uma empresa é infinito e não acaba com o fechamento do negócio. Ter o cliente por perto, sendo um case de sucesso e um indicador da satisfação do serviço promovido pela sua empresa, é fundamental para angariar novos clientes ou explorar justamente a sua satisfação para fideliza-lo em novos produtos ou serviços prestados.

Como num namoro, o pós-venda é a fase onde o namorado precisa demonstrar os seus melhores atributos para que a namorada se certifique que fez a escolha certa. Antes disso, o relacionamento de vocês ainda eram na base da paquera. O fechamento da venda formalizou o relacionamento, mas qualquer vacilo pode romper esse elo e a sua empresa precisa tomar cuidado para evitar essa possível separação.

É por isso que a equipe de gestão pós-venda da empresa é tão importante e precisa possuir um bom espaço na empresa.

A fidelização e a aproximação caminham juntas

A fidelização passa pelo processo de aproximação entre empresa e cliente. E esse processo, para não ser invasivo, precisa acontecer com o negócio já fechado, sendo exclusivo da fidelização e, não, da venda. Passar segurança à sua empresa nesse momento é de fundamental importância, pois garantirá que ele fez a escolha certa.

Para que a sua empresa venha ser forte no pós-venda, é importante que tenha uma equipe especializada nesse sentido, se possível. Pessoas capacitadas e treinadas para focar na retenção de clientes e feedbacks.

Conclusão

A imagem positiva da sua empresa está em cases de sucesso. Como num slogan, cliente satisfeito satisfaz, também, a empresa. Isso porque a medida que a imagem da sua empresa estiver atrelada com resultados reais, as demandas tendem a aumentar conjuntamente. Isso além de que a fidelização do seu cliente representa boas indicações de leads qualificados e garantia da movimentação financeira da empresa sempre girando, mesmo quando a roda gigante do mercado estiver emperrada.