6 dicas para chegar ao sucesso ao abrir uma empresa

Preparamos algumas dicas para que você tenha todo o sucesso no mundo do empreendedorismo no momento em que for abrir uma empresa

Para que você se torne um empreendedor de sucesso, precisa primeiramente abrir uma empresa, o que desmistifica a errônea afirmação de que qualquer um pode ser empreendedor, já que para abrir uma empresa há uma dificuldade burocrática relevante que faz uma série de pessoas desistirem antes mesmo de começar.  A democratização do empreendedorismo é boa, mas têm seus custos. O empreendedor despreparado têm maiores chances de se frustar. Então, para que a frase não tenha conotação pejorativa, vale muito mais falar que todos têm condição de empreender ao abrir uma empresa, do que dar uma ideia de que qualquer um tem essa condição.

Sabendo desse primeiro passo e encorajado a tomar posturas de empreendedor ao abrir uma empresa, vamos te apresentar algumas dicas para que você seja um empreendedor de sucesso, sem qualquer tipo de receita mágica, mas através de posturas próprias de trabalho.

1. Policie os seus hábitos

Ao abrir uma empresa, você precisará ser uma pessoa que tenha bons hábitos, o que pode ser relativo dentro de alguns pontos de vista. Entretanto, alguns hábitos são universais para se policiar. Atitudes como pontualidade constante, organização nas atividades, foco, disciplina no ato de trabalho e cumprimento de prazos, não procrastinando durante a esfera geral de tempo, são fundamentais para que você se dê a qualificação e o exemplo necessários para um empreendedor, além de gerar empatia e respeito profissional junto aos seus liderados.

Claro que esses hábitos acima citados são apenas alguns dentre muitos bons hábitos que você pode ter ao abrir uma empresa. O ideal é que você os cumpra rigorosamente, mas que eles façam parte do seu dia a dia de forma natural, e não algo engessado. No livro “O Poder do Hábito”, o repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig, através de estudos neurocientíficos, trás a “Teoria dos 21 dias”, que afirma que um hábito se torna um hábito se repetido ininterruptamente por 21 dias consecutivos.

2. Se distraia

Para que você venha ter sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa, precisa necessariamente ter um tempo para espairecer. A responsabilidade embutida na frente de um projeto é muito intensa, e não ter um hobbie que te faça relaxar pode o fazer entrar em colapso.

Hábitos como praticar um esportes, fazer maratonas de filmes e séries, sair com os amigos, fazer uma viagem em família etc, faz com que você possa se esvaziar da vida cotidiana estressante de um empreendedor, sabendo separar as suas atitudes de acordo com o que faz no momento, focando no seu trabalho quando precisa trabalhar, pois estará com a mente fresca e descansada em seus momentos fora do escritório.

Quem inclui o profissional no pessoal, tem uma maior tendência em perder o controle emocional, pois estará incluindo o trabalho em seu cotidiano e misturando as coisas. Poupe a sua energia e foque somente em recarregá-la quando precisar.

3. Fique ligado no mercado

Abrir uma empresa deve te fazer abrir horizontes, então evite cair no erro que alguns cometem, que é restringir os seus olhares empresariais apenas para a sua empresa. Quando você abre uma empresa, é importante que você esteja com os olhos abertos para muitas outras, principalmente as concorrentes, mas sem se esquecer que uma ideia vinda de uma empresa de outro segmento pode desencadear outras ideias que interferirão diretamente na vida da sua empresa, tanto positivamente, quanto negativamente. Isso além de conhecer o perfil do seu cliente e todo o histórico de oferecimento de determinado produto ou serviço.

4. Valorize a mentoria

Busque sempre ter ao seu lado pessoas capacitadas e forme amizade com pessoas experientes, referenciais em seu ramo de atuação para que ao abrir a sua empresa, você se inspire em cases de sucesso, colocando em prática o ditado que diz: “Diga com quem andas e eu direi quem és”.

5. Cuide da sua saúde

A tendência é que ao abrir uma empresa, você fique mais estressado que o normal. O que é natural, pois já diria Tio Ben Parker: “Grandes problemas geram grandes responsabilidades”. Esteja sempre de bem consigo, para isso, não se deixe levar por hábitos pouco saudáveis, como as comidas rápidas que a sua vida corrida irá te oferecer. Além disso, preocupe-se com a sua saúde mental e quebre o preconceito sobre o tratamento psicológico, que não é, como muitos pensam e bradam erroneamente por aí, coisa de louco, mas que faz parte do estudo da psiquê humana.

6. Abra os ouvidos

Saber ouvir, independentemente de quem falar, é um demonstração de humildade. Porém, sempre coloque um filtro, separando os feedbacks pessoais dos que vão agregar de forma técnica a sua empresa.