Como uma contabilidade em Aimorés pode traçar o seu perfil de liderança – Parte 3

No último texto da série, confira os últimos perfis de liderança traçados pela contabilidade em Aimorés para agregar à sua empresa

Depois de traçarmos diversos perfis de liderança para a sua empresa e mostrarmos como a contabilidade em Aimorés pode auxiliar na identificação desse perfis, além dos pós e contras destas posturas em relação a equipe na qual você lidera, chegamos ao terceiro e último texto que vai enumerar posturas de liderança.

Ao observar cada perfil de gestão e comando de equipe, você pode se ver, negar a si mesmo ou reconhecer que precisa melhorar em alguns pontos, seja acrescentando ações ou tirando o pé em outros sentidos.

Não só como suporte de autoconhecimento, o artigo também tem como intuito o fazer pensar por parte do líder, para que se chegue a conclusão da importância da contabilidade em Aimorés como agente estratégico, até mesmo em situações onde não vemos abertura técnica. Além disso, faz rever postura e compreender as condições necessárias para que, ao mesmo tempo, os liderados não fiquem tão frouxos que não trabalhem e nem tão presos que se sintam engessados em seu ambiente de trabalho, e não produzam.

Centralizador 

Mais comum do que se imagina nas empresas, o líder centralizador é aquele que pega as pendências no colo e assume a bronca sozinho. Para a empresa, de modo geral, pode até ser bom, mas, na verdade, isso é desagregador à equipe.

Na grande maioria dos casos, o líder centralizador é inexperiente no cargo e quer mostrar serviço, agarrando as oportunidades com unhas e dentes. A sua forma de agir não representa má fé, mas despreparo natural de um líder de primeira viagem, que precisa ser corrigido ainda no início da carreira.

Cabe, então, a contabilidade em Aimorés apresentar dados ao líder a fim dele agregar uma participação maior da sua equipe e evitar a desmotivação dos liderados e a sobrecarga para si próprio.

Liberal

De modo geral, o líder liberal precisa ter uma equipe bem madura consigo, para que ele delegue funções e deadlines que sejam cumpridos a risca.

A liderança liberal tende a estimular a criatividade e a produtividade para que novas ideias possam vir a ser expressadas e novas conduções de projetos venham a ser testadas.

Agora, caso o líder não tenha pleno conhecimento sobre a sua equipe, a tendência é justamente que ele perca a mão. Por isso, a contabilidade em Aimorés é a responsável por analisar desempenho e ações para traçar ao líder se uma liderança mais liberal é, ou não, é o caminho para a empresa.

Inspirador

É o líder ideal, pois tem estofo o suficiente para inspirar os seus liderados, seja por sua experiência, carisma ou pela forma que ele trabalha. O líder inspirador é o cara que traz a sua equipe para si e sabe trabalhar com cada peça no tabuleiro. Ele está sempre de olho no futuro, sendo um visionário nato. Sabe lapidar talentos e descobri-los dentro do processo gradativo.

Pelo fato de ser o líder inspirador, a sua forma de trabalho é a referência para todas as lideranças.

Bem, com a principal referência de liderança, encerramos a série de artigos que norteia os gestores de empresa a se auto-avaliarem e observarem o seu meio de trabalho através de comandos de parceria com a contabilidade em Aimorés.