Entenda a reforma trabalhista

Coloque o seu departamento pessoal a par das mudanças ocorridas através da reforma que completará um ano em novembro deste ano

Regularização de jornadas de trabalho 12×36, além da regulamentação da jornada de trabalho intermitente, do serviço home office e maior flexibilização de negociações entre empresas e funcionários, e vice-versa, a reforma trabalhista foi vigorada em novembro de 2017 no Brasil e em menos de um ano no nosso país, a Lei 13.467 já deu muito o que falar e tem gerado, desde então, discussões tanto na classe empresarial, quanto entre trabalhadores. Nesses casos, cabe ao departamento pessoal aparar as arestas e trazer os funcionários para dentro da filosofia da empresa.

Muitas das regularizações e até mesmo das regulamentações à margem da legislação que foram instituídas na reforma trabalhista não são novidades para ninguém. A contratação por demanda de trabalho e o home office, por exemplo, já é muito visto através de profissionais informais. A grande mudança é que isso fazendo parte de um regime de trabalho, as coisas se tornam oficiais e a forma de trabalhar da empresa muda e, com isso, o departamento pessoal ganha a sua extrema importância e tende a entrar em ação.

Para que você venha instruir melhor o seu departamento pessoal, acompanhe este artigo e deixe-o a par da reforma trabalhista e os fatores que essa reforma tem afetado ou afetará a sua empresa.

Desafios do empresário

A reforma trabalhista atingiu diretamente a relação entre a empresa e os seus funcionários e é assunto de muito debate, pois passa por discordâncias entre uma boa gama das partes. Por isso mesmo é importante a atenção do departamento pessoal da empresa, pois as mudanças trazidas com a reforma interferem diretamente nos processos de gestão de pessoas, bem como contratações e demissões, mas traz também uma relação mais profissional entre as partes, por meio das suas demandas melhores especificadas.

Para o empresário, a cultura em novas contratações adequando-se ao processo da reforma trabalhista será impactante e precisará ser adequada por meio do seu departamento pessoal.

Recrutamento de talentos

Situações como a jornada intermitente, novidade trabalhista com a reforma, também têm seus ônus empresariais, algo que muitas pessoas duvidam. Nesses casos, estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, podem contratar seus funcionários apenas em dias de maior fluxo, que neste exemplo são os finais de semana, para isso terá de comunicá-lo com, no máximo, três dias de antecedência.

Essa estratégia faz com que o empresário não sofra tendo que pagar funcionários em dias de baixo fluxo, onde a produção não condiz com o salário pago. Mas engana-se quem acha que isso é de todo positivo a empresa. Algumas pessoas entendem essa situação como oportunidade de ter um emprego que lhe permita criar outras oportunidades de lucro em dias ociosos, mas outros funcionários veem isso como uma ameaça aos seus empregos. É aí que o departamento pessoal deverá entrar com estratégias para tornar a empresa mais atrativa, com os funcionários entendendo que são um investimento da empresa e precisam ser bem valorizados de acordo com o trabalho produzido.

Perfis profissionais

Algumas mudanças na reforma trabalhista também permite você explorar o melhor dos seus funcionários. O exemplo disso é a regularização do home office (ou escritório em casa, no português), que permite que dentro das possibilidades da empresa, seus funcionários produza o seu trabalho da sua residência, mas dentro de prazos e condições que precisam ser bem definidas pelo departamento pessoal.

Pense no exemplo de um funcionário que se enquadraria muito bem dentro das necessidades da sua empresa, mas que mora em outra cidade ou estado. Para que você conte com os serviços dele, pode adequar a sua jornada de trabalho dentro de uma prestação de contas pré estabelecidas, com ele as cumprindo home office.

O empresário precisará adequar a sua empresa dentro desses padrões e terá de contar sempre com o departamento pessoal para isso.