4 técnicas para captar novos clientes [na_cidade]

Saiba como atrair seu cliente de forma simples e sem estratégias arriscadas

Toda empresa sobrevive da relação oferta e demanda e quem vive dessas relações sabe o quão difícil é estar envolvido nesta dinâmica diariamente. As empresas que possuem um ponto fixo para ofertar seus produtos e serviços ou até mesmo utilizam do subterfúgio das vendas de porta em porta, vivem todos os dias sob o temor da novidade.

Como apresentar a empresa de uma forma inovadora, diferente e que ainda sim passe o recado capital do que o produto ou serviço quer apresentar, de forma que o cliente do outro lado sinta-se convencido sobre o que a empresa apresenta é essencial para a sua necessidade ou se atraia fortemente pelo desejo da compra? Claro, a situação não é fácil, seja pra novos ou velhos empreendedores, consolidados ou buscando o seu espaço no mercado, isso porque a consolidação da sua empresa é fator determinante na forma em que você irá ofertar seus produtos ou serviços.

Porém, a situação torna-se ainda mais complicada se quisermos inventar. Muitas vezes no mundo empresarial, menos é mais e quanto mais minimalistas as ações de oferta forem, mais elas podem atrair o cliente, isso sempre de forma objetiva.

Note, isso não significa omitir informações, muito pelo contrário, o máximo de informações possíveis sobre a empresa, produto e serviços precisam ser passadas, a questão é a forma que elas serão passadas que servirá como um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso do negócio.

Por isso, vamos aos quatro passos que todo empreendedor precisa instituir a filosofia da empresa e ao departamento de vendas para conquistar os seus clientes .

1. Cuidado com o primeiro contato

Sabe aquele ditado “não julgue o livro pela capa”? Então, no universo dos negócios (e em boa parte do nosso dia a dia) essa frase não se aplica. A primeira impressão é muito importante na hora de firmar um cliente, afinal, o lugar que te recebe bem é o lugar que te deixa confortável. Tire dúvidas, seja simpático e instrua perfeitamente o seu cliente em potencial.

O gestor da empresa é geralmente muito atarefado, por isso é natural você ter um departamento de recepção que atenda certas normas e padrões apresentáveis, além de deixar a marca da empresa implícita. Porém, caso haja disponibilidade, o próprio empresário pode atender o cliente nesse primeiro contato, principalmente em casos de clientes especiais e com um poderio financeiro ou social que agregue valor (não só financeiro, mas de status) à sua empresa ou até mesmo de clientes agendados antecipadamente, pois auxiliarão no fechamento da sua agenda sem tornar esse atendimento uma trivialidade.

2. Tome cuidado com a capacitação

O crescimento da sua empresa passa pela maneira com que você enxerga o futuro dos seus funcionários nela e como eles trabalham para o seu crescimento. O investimento em capacitação aponta para um sucesso empresarial, as grandes empresas falam a mesma língua desde o gestor até os funcionários passando por todas as supervisões, gerências, direções e lideranças de departamento. Então, você instruir todos os funcionários a forma com que o produto ou serviço é produzido e o intuito da empresa no mercado, bem como a aplicação prática em cada setor específico, pode aumentar muito o porte da sua empresa .

3. Fique atento com a divulgação

Não saber como divulgar a sua empresa é um erro, mas desconsiderar o investimento em divulgação é um erro grandioso. É como se você fizesse um almoço para muitas pessoas e não convidasse ninguém. O intuito da sua empresa é encontrar cliente, pois você quer vender e acredita que seu produto ou serviço tem um grande benefício na sociedade, tanto que escolheu ofertá-lo como modo de sobrevivência, então, entenda que não há erro algum m capitalizar esse seu recurso, mas você terá de saber aonde deverá atirar essa divulgação.

Hoje em dia com a massificação da internet, a divulgação ficou mais rápida, eficaz e barata, mas um grande erro é apostar em meios de comunicação onde não está o seu público-alvo, ou seja, se a sua empresa produzir um produto ou serviço segmentado majoritariamente para um público acima de 50 anos, por mais que as redes sociais tenha a sua eficácia, será muito mais proveitoso uma divulgação em outros meios de comunicação ou em outras formas. Mas para isso, primeiramente, precisa ser feita uma pesquisa de mercado, mas antes de tudo, obviamente, é de extrema importância que o fator divulgação não venha a ser ignorado.

4. Atenção com o pós-venda

O seu relacionamento com o cliente não termina após a concretização da venda, mas é a partir dele que você pode fidelizá-lo com outros serviços e produtos que a sua empresa trabalha, ou criará um divulgador natural do seu trabalho, por meio de recomendações. Por isso, sempre seja solícito, agradeça e dê o suporte necessário de forma clara, rápida e objetiva em todos os momentos que o cliente necessitar. Isso fará com que ele sempre se lembre da sua empresa .