Passo a passo da inspiração: acompanhe e aplique em sua empresa

Saiba como recuperar o brilho nos olhos da equipe na sua empresa

Títulos como os desse texto tendem a ser muito chamativos, pois vendem o sucesso como bula de remédio ou receita de bolo, porém, toda “estratégia mirabolante” precisa vir junto a muito trabalho e esforço e este só adquirido com inspiração. O que pode também ser chamado de motivação. Mas quando a motivação de um integrante da equipe é apenas algo que remete a ele mesmo, o trabalho deixa de ser coletivo e volta-se para o individual. Por isso, a empresa como um todo por meio do seu ambiente de trabalho precisa ser um fator de motivação e inspiração.

Sem inspiração, não adianta a melhor gestão empresarial e estratégia de gerenciamento efetivo da sua empresa. Produtividade só se conquista com motivação, pois você precisa entender que toda equipe é constituída por pessoas e na sua empresa não é diferente.
Sempre que possível, gestor, olhe para os funcionários da sua empresa e busque o conhecê-lo melhor para que você venha ter um relacionamento pessoal com a sua equipe. O bem-estar do indivíduo é o benefício de um todo, quando falamos sobre gestão empresarial.
Nesse artigo, você vai conferir então a receita de sucesso para qualquer receita de sucesso, a inspiração da equipe da sua empresa.

1. Enfoque a filosofia da empresa

Trabalhe o conceito e a realização de sonho como forma de empatia para que a sua equipe entenda que é parte contínua de uma história que está sendo escrita. A sua empresa nasceu de um projeto bem construído, de um sonho, de um planejamento familiar, de uma necessidade, de uma descoberta de talento, enfim, esses fatores mais comuns geram a empatia e a realização de um sonho que está sendo escrito. Coloque a sua equipe como parte de um grupo que está em uma crescente e fazem parte de uma história da realização dos seus sonho, mas automaticamente escrevendo os seus sonhos pessoais. Coloque sempre junto o indivíduo coletivo, da capacidade, mas do desenvolvimento em grupo e de que a equipe não é de uma pessoa só, nem mesmo do gestor.

Sonho junto com a sua equipe e faça deles parte presente da história da sua empresa.

2. Valorize o valor

Diferentemente da filosofia, que remete ao motivo da inicialização da empresa, os valores se constroem durante as épocas e tem total participação da equipe. Faça com que o seu funcionário entenda que ele está no processo de identificação de identidade da empresa, construindo conjuntamente com a gestão e que de uma forma ou de outra ele coopera pelo que a empresa é.

Porém, a valorização monetária do seu funcionário com cumprimento de promessas, salários, promoções planos de carreira, bonificações, metas etc também agilizam muito a troca de confiança, principalmente no  que se diz a  respeito e funcionários novatos. Sempre seja verdadeiro procure sempre estar a par das suas obrigações como empresário, pois você se coloca no direito de cobrar serviço e ele também tem como obrigação cobrar o devido pagamento previsto em lei trabalhista.

Faça uma gestão rotativa, sempre converse com a sua equipe e faça da sua empresa um lugar democrático onde o lugar dos seus parceiros são respeitados e onde ninguém é superior de absolutamente ninguém.

3. Pessoalidade

Você mantém a inspiração de uma equipe entendendo que o valor pessoal vai à frente de qualquer negócio ou filosofia empresarial. E o sucesso da empresa é consequência desse pensamento.

Todo estímulo gera uma resposta, mas não faça disso uma barganha em sua empresa. Faça que a resposta dos seus funcionários soem natural aos estímulos instituídos de forma nacional em sue empreendimento.

Para que isso tudo venha a ser natural, você precisa ir além da gestão empresarial, mas angariar cultura como um todo e fazer o seu cérebro exercitar. O dia a dia por meio do relacionamento interpessoal também é figura de grande importância para esse exercício de pessoalidade.

4. Crie desafios

Se sua equipe está na Zona de Conforto, o ambiente de trabalho é bom, os funcionários estão satisfeitos com suas condições de trabalho, todos tem a oportunidade de crescer e etc., isso pode gerar falta de motivação dentro da empresa. Essa é a hora de criar desafios para motivar sua equipe.

Por mais que uma empresa ande bem, ela nunca deve se acomodar e fazer com que seus funcionários percam o gás.

Mostramos algumas dicas de como motivar sua equipe e aumentar o seu entusiamo, mas existem outras. De toda forma, a inspiração é um combustível fundamental para que sua empresa trace uma rota de sucesso.