Saiba tudo sobre planejamento estratégico

E também entenda como os serviços contábeis podem contribuir

Nenhum tipo de planejamento nasce da noite pro dia, mas sim, faz parte de um estudo detalhado e bem especificado do campo onde ele deverá ser aplicado. Planejamento estratégico define metodologia de trabalho e toda a gestão de uma empresa e precisa ser respeitado em toda as suas etapas. É um trabalho árduo e que precisa ser feito de forma personalizada. Por isso, o recomendado é que seja instituído dentro de um serviço de contabilidade para que o plano de controle venha ser específico e adequado.

No serviço de contabilidade que consiste na realização e definição de um planejamento estratégico par a sua empresa, será colocado na ponta do lápis vários números relacionados ao seu negócio, que vão de lucros e perspectivas financeiras, até mesmo análise do seu método de trabalho e os seus recursos humanos.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Lucro líquido/Receita total x 100.

Para que esse cálculo seja feito, é plenamente necessário o acesso ao percentual total de lucro da empresa. Essa é informação é o mínimo que um gestor precisa para conhecer da parte financeira da empresa. Esse valor terá variáveis de acordo com o porte da empresa e todo o seu planejamento e movimentação financeira. Por isso, o serviço de contabilidade precisa ser acionado para esse estudo estar o mais próximo possível da realidade.

Crescimento mensal

Receita atual – Receita do mês anterior/Receita anterior x 100.

Como alertamos anteriormente, o lucro varia por determinados fatores e um desses fatores é o tempo. Período de entressafra ou de menor movimentação do seu público, pode gerar receitas mensais menores. Por isso que um balanço periódico (geralmente mensal) é necessário para conferir o aumento a diminuição do movimento financeiro da empresa, para que essa análise gere manutenção ou alteração de estratégia de vendas.

Conversão de vendas

Contrato fechado/clientes atendidos x 100

Nesse quesito você tentará achará o poder de fogo da sua empresa no oferecimento do seu produto ou serviço, achando porcentagem de conversão de interessados em clientes. Também será importante para analisar a gestão de marketing, comunicação e divulgação do seu produto. Necessariamente mexe com uma boa parte de departamentos da empresa.

Participação no mercado

Volume de vendas dividido pelo faturamento total e faturamento segmentado multiplicado por 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado dividido pelo recurso utilizado.

Essa produção pode ser relativizada quando observada de um todo, então para evitar injustiças, o ideal é observa-la de forma setorizada, para que você, como gestor, venha a primar pelos departamentos e funcionários que têm despenhado bem a s suas funções em detrimento de outros que têm prejudicado o trabalho como um todo. Assim como time que está ganhando não se mexe, as estratégias que têm gerado algum resultado prático venham a ser mantida no planejamento e na gestão da empresa.

Funcionários

Número de funcionários dividido pelo período multiplicado por 100.

O Turnover, como é chamado esse tipo de perspectiva, calcula o desempenho dos funcionários por meio de uma análise geral e de departamentos, levantando estratégia motivacionais, cálculo  de metas e comissão e até produtividade para possíveis promoções, dispensas e trocas de departamento.

DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Como há diferentes tipos de indicadores, automaticamente eles serão específicos dentro da realidade e a estratégia pré-definida pela sua empresa.

De modo geral, esses indicadores terão como visão geral a redução de custos desnecessários e a otimização de recursos da empresa.

Existem alguns indicadores estratégicos universais, mas quanto mais próximo da realidade da sua empresa ele for definido melhor é para todas as perspectivas do negócio em si.