Endereço

Av. Raul Soares, 121, 1º Andar, Centro - Aimorés/MG

Saiba construir o seu patrimônio empresarial

Saiba como construir um patrimônio dentro de um conceito de gestão empresarial

A discussão quanto a contextualização do patrimônio é de um campo extremamente relativo. Há uma linha tênue entre a teoria e a prática. Na prática, ela faz parte do processo de serviços de contabilidade. Isso porque é importante estar em um campo mais técnico, justamente para retirar essa responsabilidade do próprio gestor, colocando em termos contábeis para que o enfoque da gestão da empresa venha a ser a parte técnica de produção e distribuição do produto ou serviço, enquanto cabe aos serviços contábeis tais análises financeiras práticas.

Basicamente, o patrimônio calcula os bens da empresa de forma geral, mas engana-se que isso trata apenas de entrada e aquisições. De uma agulha a um funcionário, tudo o que a empresa adquire é um bem, por outro lado, os gastos e saídas também entram na contabilização do patrimônio.

Acompanhe esse artigo e saiba melhor o que define, via serviço de contabilidade, o patrimônio da sua empresa.

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PATRIMÔNIO

A definição patrimonial faz parte de um processo de gestão financeira da sua empresa. Esse processo, conduzido pelo serviço de contabilidade, analisa toda movimentação financeira do seu negócio, analisando necessidades e casualidades. Para que isso venha a ser bem definido, é muito importante que o empresário divida a sua vida pessoa da profissional, em todos os aspectos. Nas contas, a separação é importante para organização. Na prática de trabalho, que deixe o serviço de contabilidade conduzir a administração financeira da empresa, para que a gestão venha solidificar os termos técnicos.

O empresário precisa, sim, ter o conhecimento da movimentação da empresa, mas não por si só. Por isso o serviço de contabilidade é um parceiro direto nesse processo, pois o concederá essas informações de forma ainda mais completa, com análises, projeções ou até estratégias de crescimento pré-definidas.

Com papel, caneta, calculadora e um serviço amplo de estudo de documentos e fatores externos, um bom, sério e eficiente serviço de contabilidade tem tudo para ser uma mão na roda na vida de um empreendedor, para que ele fique despreocupado quanto as estratégias recorrentes a saúde financeira do seu negócio e busque sempre aprimorar o desempenho do seu serviço ou produto oferecido.

Por mais que o empreendedor tenha a falsa ilusão que consegue administrar a sua empresa sozinha num campo geral, precisa de enfoque e um trabalho em equipe eficiente, com cada qual departamento motivado desempenhando bem a sua função. Cuidar de contas empresariais não é como cuidar das contas pessoas, por mais que o processo administrativo seja semelhante. As contas da sua empresa dispõe de gastos maiores e diferentes doe uma conjectura familiar, e para desprendimento da gestão com questões monetárias e burocráticas, é muito importante que esse setor fique sob gestão dos serviços de contabilidade.

COMO CALCULAR

Em primeiro lugar, conheça o seu patrimônio líquido. Sem contar gastos, quanto você lucra mensalmente com a sua empresa. Isso independe do tamo e do porte da sua empresa, pois é uma atenção a ser tomada como carga de sobrevivência. Quanto menor o porte da empresa, menor a margem de lucro e consequentemente maior tem que ser a preocupação com o patrimônio.

Por toda essa questão de sobrevivência, a empresa precisa atuar juntamente com um serviço de contabilidade eficaz para que todo esse levantamento venha a ser prescrito. Dentro desse serviço de contabilidade, cortes poderão ser feito e otimizações também. O serviço de contabilidade estará preparado devidamente para cumprir esse projeto, para isso farão estudos de posicionamento de mercado e pesquisas por meio de informações internas e externas.

PRÁTICA

Concluindo a definição de patrimônio empresarial, claro que não poderíamos esquecer da aplicação prática.

Para colocá-lo em prática, precisará separar os ativos e os passivos financeiros, ou seja, os ativos pode ser definidos por aquilo que não muda e talvez você só gastará uma vez, na efetivação da compra (caso não venha ser parcelado). Maquinários, computadores, peças e tudo aquilo que você, como empresário, venha receber no nome da sua empresa. Já os passivos entra nas contas a pagar, gastos com os maquinários (por exemplo, os cartuchos da impressora que precisam ser trocados dentro de uma periodicidade específica).

Fazendo isso, você já terá noção da entrada fixas e triviais da sua empresa e também da saída, o resultado do cálculo será o resultado do lucro líquido da sua empresa.

O estudo deste cálculo precisa ser efetivo e de conhecimento da gestão da empresa para que  fórmula venha ser aplicada na gestão prática da empresa que tenha noção exata do seu porte por meio do conhecimento do seu patrimônio.