Auditoria Contábil: como um contador pode auxiliar nesse processo

Com a ajuda de um profissional, saiba se a sua empresa tem seguido o padrão contábil nacional

A auditoria contábil é muito importante na gestão de uma empresa. É através dela que, por meio de um contador, coloca às claras todo balanço financeiro da empresa.

Por esse motivo que o contador que fará esse processo precisa ser escolhido a dedo, já que a auditoria é muito importante em vários aspectos, seja identificando os pontos positivos da empresa administrativamente falando quanto identificando os pontos de equívoco da empresa, para que assim os gestores venham a manter o que está sendo vantajoso e criar novas estratégias para o que não está dentro dos trilhos.

A parte do rendimento, a auditoria contábil ainda tem a importância de prevenir ou identificar possíveis fraudes que a empresa pode ter sofrido, além de a enquadrar dentro das normais de contabilidade do país.

Então, para que o contador venha desempenhar positivamente essa função, precisará ter livre acesso às documentações financeiras da empresa ou qualquer outra informação que venha elucidar o movimento financeiro da empresa.

Muito além de ser um processo financeiro, a auditorial contábil possui uma importância muito grande dentro da empresa, no que se diz respeito a as questões sociais, pois mexe com as pessoas, além administrativo, pois se envolve no gerenciamento técnico da empresa, além de ser uma forma de fiscalização empresarial, esse processo de auditoria contábil.

PROCESSO

Existe um padrão nacional de contabilidade e a auditoria contábil precisa estar dentro deste padrão. Esse processo passa por uma pesquisa de mercado e todo o seu ambiente para que seja efetivado a auditoria contábil, além disso haverá de acontecer uma gestão de controle da empresa com testes tanto objetivos quanto subjetivos e, por fim, através de um contador, para manter a transparência e o padrão dentro dessa auditoria contábil.

Primeiramente, então, o auditor precisará obter todas as documentações financeiras e informações de mercado da empresa para desenvolver uma pesquisa de estudo transparente e competente. Nesse momento é que será analisada se a empresa caiu em alguma possível fraude e quais são os pontos positivos e negativos em sua administração financeira.

Após a análise de documentos e informações, será estabelecida uma condição prática com testes internos a partir de planos de melhorias definidos em auditoria.

Todas essas questões vão atender um processo legal dentro da normalidade contábil brasileira.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AUDITORIA CONTÁBIL

O processo de auditoria contábil é benéfico para todos aqueles que estão envolvidos. Por exemplo, o empresário poderá ter maior confiabilidade e credibilidade em seu projeto e os investidores um prognóstico positivo quanto estar embarcando numa boa iniciativa empresarial. Além disso, transparece a movimentação financeira para a Receita Federal dando um bom posicionamento a empresa no que se diz respeito a questões legais.

Os resultados de prognósticos e as perspectivas levantadas a partir da auditoria fiscal ainda auxiliaram o projeto a dar uma boa guinada, driblando os seus principais pontos negativos.

Isso tudo colocando a empresa dentro dos padrões contábeis do nosso país, de forma legal e totalmente responsável.

A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR NO PROCESSO 

Segundo regulamentação dentro da Constituição Federal, o único profissional que pode responder por uma auditorial contábil é o contador. Por isso a sua importância nesse processo, já que ele é o único que pode assinar efetivando a auditoria. É de se deixar claro que o contador é aquele profissional formado por Ensino Superior, ou seja, técnico contábil ou contabilista, por mais que tenha uma boa autonomia profissional é vedado a autentificar uma auditoria contábil.

Além da formação, é necessário que o profissional seja registrado no Conselho Nacional e Regional de Contabilidade, dentro das conformidades de exercício da profissão, fora ter cinco ou mais de cinco anos de experiência e passar e um teste promovido pela Comissão de Valores Mobiliários.

Quanto a competências, o auditor-fiscal de contabilidade precisa estar sempre atualizado e ligado nas constantes mudanças judicias vigentes na legislação nacional.