Tenha coragem para pedir ajuda!

Por mais difícil que isso venha a ser, pedir ajuda faz parte da nossa caminhada

Colocar em prática o sonho do negócio próprio, um desafio difícil que pode ficar ainda mais se você encarar sozinho.

Por mais que, a princípio, você já seja desencorajado naturalmente dentro da percepção das pessoas estar em seu redor, saiba que o CLT não é a única opção de vida profissional, principalmente nos dias atuais. Enquanto os seus amigos e família não possuem o costume de umas segunda opção (o que é natural) você precisa partir pra cima das dificuldades se quiser fazer do sonho do empreendimento próprio uma realidade.

E não quer dizer que o habitual de quem está ao seu redor é diferente da sua idealização profissional que você não poderá contar com essas pessoas. A diferença é a perspectiva de cada um. Enquanto você acredita que consegue ser bem-sucedido profissionalmente abrindo uma empresa na qual aposta, algumas outras pessoas podem possuir objetivos de chegar até determinado lugar na empresa que trabalha ou chegar em uma outra determinada empresa através do seu empenho profissional, o que em nenhum caso é errado, pois sucesso profissional nada atem a ver apenas com financeiro, mas também tem a ver com estar fazendo aquilo que o conforta no mercado de trabalho, num posicionamento financeiro que, clarividente, conseguirá sustentar o seu padrão de vida.

Então, saiba, independentemente de realidades diferentes e de perspectivas distintas, agarrar esse processo de inicialização da empresa sozinho é uma espécie de suicídio, sendo que você pode pedir ajuda. Entretanto, é importante que você seja estratégico em seus pedidos de ajuda, para que o auxílio venha a ser efetivo e determinante na sua empresa.

Acompanhe, então, neste artigo, dicas que para que você perca medo de pedir ajuda.

PEDIR AJUDA É IMPORTANTE

Você certamente já escutou aquela máxima popular que diz que “A união faz a força”. E temos que admitir que isso é completamente verdeiro, principalmente quando se trata do início, do processo de montagem e pontapé inicial da sua empresa.

Quando você inicia uma empresa, o resultado tende a demorar para aparecer, até porque no começo as saídas são maiores que as entradas e as coisas são muito lentas.

Logo, quando você grita socorro, quem te socorre dá uma clara contribuição para o aceleramento para o aparecimento dos seus resultados positivos.

E essas ajudas podem ser até práticas, contribuindo com a mão na massa, ou até mesmo de forma de conselho, ou seja, uma consultoria.

Toda ajuda, no ponto certo, é bem-vinda para o pontapé inicial de uma empresa.

VENÇA O MEDO

Para que você quebre todas as barreiras quanto aos pedidos de ajuda, é importante você ter noção de determinadas realidades como:

  1. Você ouvirá nãos

Outra expressão que já se tornou recorrente é a que diz: “O máximo que você pode escutar é um não”, e temos que concordar mais uma vez com tal máxima, pois se você sabe que o não já terás, o que custa tentar se surpreender. Afinal, a vida é uma caixinha de surpresas, já diria a sabedoria popular.

E mais, mesmo quando você não consegue reverter o não em sim, são exatamente esses nãos que lhe deixaram calejados para tentar incessantemente buscar os sins do difícil mercado empreendedor.

  1. Mapeie competências

Coloque no papel tudo o que o seu negócio vai precisar e saiba quem, dentro de determinadas consequências, pode te ajudar.

Primeiramente, veja o que você mesmo pode fazer, mas nunca se ache bom em tudo, pois quem tudo acha que sabe na realidade não sabe de nada. Invista exatamente nas competências que você possui a certeza de desenvolver.

A partir do momento em que você mapeou as suas competências pessoais, parta para a busca de pessoas que podem te ajudar com as demais competências.

  1. Busque inspirações

Leia constantemente biografias de grandes empreendedores e procure absorver ensinamentos dos seus inícios no mundo do empreendimento.

Veja que, senão todos, a grande maioria teve que pedir ajuda no inicio e o quão bom isso fez para que dessem passos para o sucesso que possuem hoje.