Contabilista [na_cidade]: saiba qual é a sua função

Você sabe a diferença entre cotador e contabilista? Tire essa e outra dúvidas sobre o tema

O técnico em contabilidade é, na prática, o contabilista, porém, repito, na prática. E, como diriam os mais antigos: Na teoria, a prática é outra. Por isso, é importante que você, ao buscar um contabilista  saiba as diferenças entre o profissional técnico e o contador.
O CFC, Conselho Federal de Contabilidade, foi descrito através do DL 9.295/46 e apresentou as diferenças teóricas entre o bacharel em ciências contábeis e o técnico em contabilidade. Daí surge a dúvida quanto ao termo contabilista.
Como dissemos no início, o contabilista, na prática é o tal técnico em contabilidade e seja qual dois termos usados, no que tange a nomenclatura, estaria correto. Mas quando voltamos no campo da prática, um contabilista atuante pode ser um contador graduado, já que atividade prática compete numa espécie de secretariado contábil, com o contabilista nada mais sendo do que um auxiliar do contador. Por isso, antigamente era muito comum se ouvir o termo “guarda-livros” para os contabilistas.
Vendo toda essa confusão teórica, o CFC tentou ajudar, mas só atrapalhou. Eles abrangeram o termo para “Profissional de Contabilidade”, que compete a todas as áreas de um departamento de contabilidade e procura dizimar a dúvida funcional entre o contador e o contabilista.Função do contabilista
Podemos dizer que o contabilista é o técnico contábil da empresa, não possui o ensino superior nessa área específica, com isso, a sua função é de uma especie de assistente do contador.
Mesmo o nível  do cargo de contabilista sendo incerto, pois mesmo sendo algo mais voltado ao curso técnico, algumas pessoas ainda exercem a função, mesmo já formada.
Dentro de tudo isso, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) agregou os serviços de nível técnico e superior como um só, formando-se “Profissionais de Contabilidade”.
No nível técnico, o responsável pela contabilidade precisa elaborar balancetes, fiscalizar a parte financeira da empresa, calcula questões monetárias, faz lançamentos e os registra etc. Trocando em miúdos, majoritariamente fornece o serviço de prestação de contas.
A função do contabilista só não igual a do contador por possuir algumas pequenas limitações, como a de realizar auditorias, perícias, análises de avanço e consultorias.E o contador?
Diferentemente do contabilista, que é técnico, o contador é graduado em Ciências Contábeis. O bacharelado dá ao profissional o direito de gerir empresas da área, trabalhar em controladoria, mercado de seguros e, como dito anteriormente, ser auditor e perito.
Dentro de uma empresa, o contador exerce funções no patrimônio econômico e financeiro. Exemplos práticos de atuação do contador é a assessoria ao CEO da empresa na abertura de trâmites, negociatas e até mesmo abertura de filiais ou empresas de apoio secundário. Como ele faz isso? No processo de abertura ele avalia o contexto do negócio a ser aberto com o regime tributário ideal, para que o empresário sofra menos com impostos e fiscos, ele apura todas as possíveis saídas, desenha uma perspectiva de balanço mensal com a adição dos relatórios de faturamento.
O contador organiza e executa serviços gerais de contabilidade para as empresas nas quais ele presta serviço. Essas atribuições debem-se a Constituição Federal. O profissional graduado é o responsável, também, pela escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios  e de todos necessários à organização contábil. Por isso, popularmente o contabilista  era conhecido como “guarda-livros”, pois era uma espécie de assessor do contador, realizando as tarefas secundárias.
Para contemplar, o contador também é responsável pelas perícias judiciais e extrajudiciais, levantamento e revisões de balanços e demonstrações de modo geral, revisão de escritas, verificação de haveres e assistência nos Conselhos Fiscais quando trata-se de sociedade anônima, atuando assim em regulações tanto judicais quanto extras de avarias grossas e comuns.Datas comemorativas
O que mais deixa explícito a confusão dos termos contador e contabilista são as datas comemorativas oficiais das profissões, enquanto o dia do contador é 22 de setembro, pois marca a data da criação da primeiro curso superior de ciências contábeis, o contabilista comemora o seu dia em 25 de abril, data instituída por João Lyra – patrono dos contabilistas brasileiros – em 1926, mas que só passou a valer em 1979.
Em 2012, com a unificação das funções como Profissional de Contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade, fixou o dia deste profissional, o dia 25 de Lyra.