Abrir uma empresa: como empreender?
Nesse artigo você vai aprender todos os passos do empreendedorismo para que você conheça essa necessidade de forma prática
Uma pergunta para você que deseja abrir a sua empresa: você se considera um empreendedor? Ta aí um dos grandes debates do mundo empresarial, o conceito de empreender. Uma das definições mais importantes está no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, escrito pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter no ano de 1942, quando ele apresenta o que o próprio denomina “desconstrução crítica”, que, na prática, nada mais é do que o ato de abrir uma empresa, já que na teoria o termo quer dizer dar vazão a ideias novas no lugar de conceitos ultrapassados, o que também tende a gerar a concorrência e a disputa, principal identidade do mercado. Ao abrir uma empresa, você está se desfazendo do antigo e criando um novo, além de gerar a famigerada concorrência.
Quando você descobre, então, que ao abrir a sua empresa, está sendo empreendedor, aí vai o banho de água fria, você ainda não é, pelo menos não ainda. Existe uma linha tênue entre o empreendedor e o visionário, sendo que todo empreendedor é visionário, mas nem todo visionário é empreendedor, ou seja, um completa o outro. Para que você entenda melhor, visionário é aquele que toma o primeiro passo de abrir a empresa, geralmente o passo mais fácil em relação aos outros, mas mais difícil por ser o primeiro e requerer justamente uma postura mais visionária. Já o empreendedor é aquele que, além de dar o passo visionário, planeja estrategicamente e faz, é aquele que abre a empresa, põe em prática. Como dizia o professor canadense, Louis Jacques Filion, “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.
Empreender vem de sangue?
Não, empreender não vem de sangue, mas vem de suor. Trabalho duro, investimento em ideias inovadoras e inteligência econômica são fundamentais para se ter sucesso ao abrir a sua empresa. O conhecimento de mundo e as experiências contam muito nas atitudes que o empreendedor irá tomar, mas nada tem a ver com uma pseudo carga genética passada de pai para filho.
O que leva alguém a abrir uma empresa?
Na maioria das vezes é a “ambição” e a independência, mas cabe uma explicação às aspas na ambição, pois aqui tratamos ambição no bom sentido da palavra, aquela que nos gera a motivação de buscar um lugar melhor do que estamos atualmente. Dito isto, vale ressaltar que por mais que a ambição e o senso de independência seja os principais motivos para se abrir uma empresa, existem muitos outros motivos comuns, como: a insubordinação e alguns motivos alheios a vontade pessoal, como o desemprego, por exemplo.
Mas para pensar no sucesso da empresa, vale refletir muito na motivação da sua abertura, se ela possui um ideal maior do que o ideal pessoal ou apenas é um mecanismo para que você se livre de determinado problema, seja ele qual for.
Pessoas que buscam fazer do seu empreendimento um modo de conforto pessoal, está indo para o caminho errado e desconhece o conceito de abrir a sua empresa, já quem o chefe é o único na empresa a não ter teto de vidro, além dele ser o primeiro a entrar e último a sair para dar exemplo e mecanizar os resultados da empresa.
Isso é empreender, se doar ao negócio como um projeto que confunde-se por si só com a vida do próprio empreendedor.
Quem abre empresa tem um perfil
E esse perfil, segundo Vera Pati, autora do livro “O empreendedor: descoberta e desenvolvimento do potencial empresarial” é: ser motivado pelo desejo de realizar; corre riscos viáveis, possíveis; ter capacidade de análise; precisar de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las; saber onde quer chegar; confiar em si mesmo; não depender dos outros para agir; porém, sabe agir em conjunto; ser tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades; ser otimista, sem perder o contato com a realidade.