A importância do benefício de alimentação para os seus funcionários

Entre os fatores de influência dos benefícios de alimentação estão as vantagens fiscais, melhoria na produtividade e aumento na capacidade da equipe

A Lei em combate a fome e desnutrição foi promulgada em 1976 pelo Governo Federal e tem como ideia a contribuição das empresas privadas aos seus colaboradores no que diz respeito aos benefícios de alimentação. Em contrapartida, as empresas têm incentivos fiscais a fim de que elas contribuam com os seus funcionários que, no mínimo, tenham renda de até cinco salários-mínimos.

Precisamos entender que muito embora o ideal seja o funcionário trabalhar focado no ideal da empresa, ele chegou até lá através de um ideal pessoal que passa por basicamente em colocar a comida diária na mesa da sua casa, então, garantir isso por meio dos benefícios de alimentação já fará com que a empresa ganhe o funcionário para si, diminuindo a sua preocupação ao resguardar na esfera da alimentação.

Vamos ver, então, alguns pontos para que você venha entender o motivo da importância dos benefícios de alimentação para a empresa.

Isenções fiscais

A empresa que se empenham em contribuir com programas de benefícios em alimentação estarão isentas dentro do valor investido no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) em declaração do Imposto de Renda e na Previdência.

Evita riscos

Com a crise financeira, cerca de 60% dos trabalhadores em nosso país deixaram de fazer suas refeições em restaurantes e lanchonetes, segundo a Alelo. Esse número preocupa, pois a falta de benefícios de alimentação pode levar os seus funcionários a riscos físicos e de desempenho. Por exemplo, os funcionários que irão substituir o almoço por um lanche ou alimento fora de padrões saudáveis podem, com o tempo, serem acometidos por doenças e eventuais afastamentos, o que é péssimo tanto olhando para o ser humano, quanto olhando para o funcionamento da empresa. Fora que os funcionários que substituem o hábito de comer fora por fazer a tradicional marmita, podem correr riscos de utilizar o tempo que não tem, roubar minutos de sono, descanso e consequentemente se sentir cansado e desmotivado no ambiente de trabalho.

Estreitamento de relacionamentos

Quando a empresa possui um horário de almoço, de duas, uma: ou fornece um espaço de refeitório interno para os funcionários, ou têm restaurantes que atendem a fome dos seus colaboradores nas proximidades. Em ambos os sentidos, os funcionários que saem para almoçar dentro de um determinado horário, tendem a criar um hábito saudável de sempre almoçarem juntos e, logo, construir um relacionamento mais estreito, o que é importante na óptica da empresa. Eis um benefício da alimentação que não interfere diretamente na alimentação, em si.

Benefícios Simples

Por os benefícios de alimentação em prática é algo muito fácil de ser feito, até porque os vales, tanto alimentação, quanto refeição, estão acessíveis e de fácil adaptação da empresa a eles. Tudo isso, ajuda colocar em ação o Programa de Alimentação do Trabalhador.