Como abrir um restaurante com pouco dinheiro
Algumas pessoas acreditam que para abrir um restaurante é necessário grandes investimentos, porém é possível abrir um negócio no ramo alimentício com uma quantia abaixo do esperado.
Esta área é muito competitiva, pois sabemos que enquanto as pessoas tiverem fome, sempre vai existir este tipo de negócio. Existem inúmeros nichos neste ramo, isso porque cada pessoa possui seus gostos e suas particularidades. Além disso, há também os restaurantes temáticos e com culinária exclusiva de determinados países.
Justamente por conta destes aspectos, fica difícil mensurar um valor exato, mas podemos afirmar que é viável abrir um restaurante com pouco dinheiro.
Vamos passar algumas dicas para que você possa realizar esse sonho:
1 – Comece como delivery
Atualmente existem inúmeros aplicativos de entrega de comida e isso faz com que muitas empresas não possuam uma estrutura física. Essa é uma boa ideia para aqueles que não possuem investimento para ter um ponto físico.
Neste começo você vai economizar com a contratação de garçons, decoração, mesas, ambiente, etc. Dessa forma, é possível começar na cozinha da própria casa, desde que esteja dentro das normas da prefeitura de sua cidade.
2 – Tenha um cardápio enxuto
Para começar, o ideal é ter um cardápio pequeno, mas que conte com ingredientes de boa qualidade. Além disso, com poucas opções, as chances de você ser perder diminuem consideravelmente.
Em seu estoque, possua poucos ingredientes perecíveis, pois o gasto com armazenamento e compras recorrentes desses produtos podem ser um problema para as suas economias
3 – Seja realista
Faça seu planejamento de acordo com o dinheiro que você possui para investir. Compre itens necessários e procure contato com fornecedores que possuam bons produtos e com preços justos.
4 – Tenha um horário certo
Determine um horário de funcionamento para que seus clientes saibam exatamente em quais momentos podem fazer pedidos sem ficar na mão.
5 – Invista em marketing
A propaganda e o Marketing são essenciais para atrair o público para o seu negócio. Já pensou em investir um pequena porcentagem do seu investimento e fazer campanhas nas redes sociais? Isso é algo que funciona e muito!