Vale a pena abrir uma Agência de Turismo?

Muitas mudanças na área do turismo tem ocorrido por conta da tecnologia. Hoje em dia, acompanhamos as mudanças que vieram na forma de conseguirmos transporte e hospedagem e isso através de empresas como como Airbnb, Uber ou Hotel Urbano. Justamente por isso, é extremamente necessário que você esteja munido de muitas informações, antes de abrir uma agência de turismo, pois precisará correr atrás do prejuízo se quiser entrar na concorrência.
De acordo com a Organização Mundia de Turismo, no último ano, mais de um bilhão de pessoas fizeram viagens pelo mundo e isso indica um crescimento favorável às empresas de turismo. Além disso, nosso país tem sido eleito como um dos que possuem mais diversidade cultural e um dos mais bonitos. Em resumo, o cenário está favorável para quem quer atuar nesta área.
Veja cinco dicas importantes para quem quer entrar neste ramo:

Escolha o nome
Após a escolha do nome, verifique se não outras empresas que possuam o mesmo nome e principalmente, no mesmo ramo de atividade.

Consulta Comercial
O primeiro passo é descobrir se o local escolhido para abrigar sua agência, pode se tornar um comércio. Isso pode ser verificado através da Prefeitura ou Secretaria Municipal de Urbanismo de sua cidade.

Formalização
Solicite seu CNPJ e Inscrição Estadual junto à Receita Federal. Além disso, efetue o Contrato Social através da Junta Comercial de sua cidade.
Licenças
Faça o requerimento de sua licença e alvará de funcionamento. Isso deverá ser feito na Secretaria Municipal da Fazenda.

Registro

Após criar sua empresa, será necessário cadastrá-la no Ministério do Turismo. Veja quais os ramos devem fazer este registro:

  • guia turístico
  • hospedagem
  • transportadora turística
  • organizadora de eventos
  • acampamento turístico
  • parque temático

Por fim, cuide do Marketing de sua empresa e busque novos clientes, pois a concorrência é grande, porém o mercado é amplo e vive constante expansão.