O que é um departamento pessoal [na_cidade]
O departamento pessoal é um dos setores responsáveis por gerir a empresa
O departamento pessoal é extremamente importante, quiçá fundamental, para que as questões profissionais dentro da empresa sempre venham se manter organizada.
Mas o seu sucesso e a sua importância se dão através da forma que ele é aplicado nas empresas, da sua pasteurização até suas peculiaridades do processo.
Trabalhar com questões humanas, bem como empresas, em si, é uma forma bem subjetiva. Já que pessoas são diferentes em personalidades bem como empresas têm suas diferenças em segmentação.
Para isso, precisamos entender como funciona o processo de departamento pessoal nas empresas e a sua importância.
- Saiba o que é o departamento pessoal
É o setor responsável pelas questões humanas da empresa. O departamento pessoal é quem precisa estar próximo de todas as questões pessoais e burocráticas dos funcionários. Relacionado ao corpo de funcionários, o departamento pessoal precisa estar a parte, seja as questões remunerativas, quanto folhas de ponto, protocolo de atestado, férias etc.
Todas as questões burocráticas, de papeladas e documentação dificilmente passam diretamente ao funcionário, mas, antes, precisam passar pelo departamento pessoal fazer uma triagem ou até mesmo resolver esses encargos.
O departamento pessoal tende a ser ágil e eficiente na relação empresa e funcionário .A responsabilidade pela emissão de documentos dos profissionais da empresa, assim como toda a fiscalização de sua postura, toda a tramitação de remuneração e de agravantes é feita através do departamento pessoal de uma empresa.
A representatividade do setor é tamanha que vai além do relacionamento direto com os funcionários da empresa, mas vão até a interação com órgãos superiores, através do serviço de emissão e documentação.
O departamento pessoal é o responsável pela movimentação financeira da empresa para com o funcionário, por isso, é ela que efetua o pagamento por completo, não só a parte monetária que chega na mão do funcionário, mas também, faz todo o processo de recolhimento de imposto de renda, tributações, impostos do sindicato da categoria e fundo de garantia.
A empresa [na _cidade] precisa sempre ter em mãos todas as informações do funcionário, e é por isso que o departamento pessoal é presente nas empresas, para que o funcionário não perca tempo correndo atrás de tais burocracias, apenas em último caso. O funcionário, para a empresa, precisa se concentrar no seu ofício, por isso o departamento pessoal cuida das questões relacionadas a ele.
Mas não é só isso, a fiscalização para cumprimento de horários e de regras desenvolvidas pela empresa refere-se a função do departamento pessoal que precisam zelar pelos recursos da empresa. Por outro lado, o funcionário, bem fiscalizado, pode exigir questões que fogem do seu salário, como hora extra e adicionais noturnos, quando for o caso. Então, a escala precisa ter total controle quanto a folhas de ponto, escala e horários.
Na questão financeira o departamento pessoal, de modo geral, precisa trabalhar em conjunto com uma contabilidade para que assim, a empresa tenha o controle das suas saídas, já que o departamento pessoal fornece os dados e informações sobre a folha de pagamento e a contabilidade faz o cálculo dentro da realidade financeira da empresa.
O departamento pessoal precisa estar atento ao comportamento e produtividade de setores e integrantes para que a produção sempre esteja dentro dos padrões. Mas vai além, pois em trâmites burocráticos, é o departamento pessoal que tem relação direta com órgãos como a CIPA e a Receita Federal.